TRABALHO - 9º ANO

ANÁLISE E PRODUÇÃO ESCRITA

Os alunos do 9ºA foram agraciados na disciplina de Língua Portuguesa com uma sessão de cinema do clássico da literatura francesa intitulado "O conde de Monte Cristo, do escritor Alexandre Dumas (1824-1895).

Na verdade, tal atividade propunha-se como pretexto para trabalharmos a técnica da produção de resumo, desenvolver a oralidade por meio de exposição de ideias e reflexões e, precipuamente, aguçar o senso crítico por meio do tema principal da obra: a vingança.

Embora o tema seja polêmico, nós telespectadores torcemos pelo herói do enredo que planeja magistralmente um saboroso plano de vingança contra seus inimigos que de forma covarde e impiedosa fê-lo cumprir, mesmo inocente, 13 anos na prisão.

Enfim, o filme é uma excelente opção para quem gosta de aventura e um enredo repleto de surpresas e emoção.

Tal atividade foi realizada pela sala com bastante entusiasmo. Atribuo o sucesso desta ao enredo do filme o qual prende o leitor logo nas primeiras cenas. As atividades de interpretação e produção de escrita (resumo) foram realizadas de modo natural e agradável em razão da identificação dos alunos ao drama do protagonista.